sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Como funcionam as cenas virtuais de crime


por Jonathan Strickland - traduzido por HowStuffWorks Brasil

Neste artigo
1. Introdução 
2. Gráficos de cena virtual de crime 
3. Fotogrametria 
4. Por que usar um ambiente virtual? 
5. Mais informações 
6. Veja todos os artigos sobre Gadgets 

Por que usar um ambiente virtual?
Antes de mais nada, por que os departamentos de polícia investem milhares de dólares nesse tipo de tecnologia? Durante anos, os investigadores trabalharam a partir de esboços, fotografias e modelos em escala para solucionar crimes. Por que trazer ambientes virtuais para o processo?

A polícia pode usar simulações VR de cenas de crime para avaliar a linha de visão de uma testemunha. Nesse exemplo, o ponto de vista da testemunha é parcialmente obscuro, o que pode significar que seu testemunho não é confiável 

A razão mais importante é que os investigadores podem preservar uma cópia da cena do crime indefinidamente. Algumas cenas de crime estão em áreas que recebem muito tráfego de público e não podem ser isoladas por um período muito longo: a equipe de limpeza das cenas de crime deve restaurar a normalidade do local. Ao criar uma cópia virtual da cena, os investigadores podem revisitá-la sempre que desejarem sem incomodar ninguém. 
As aplicações para os ambientes virtuais em investigações de crime incluem:

visualização de dados: investigadores podem representar visualmente os dados em um ambiente virtual de maneiras impraticáveis ou impossíveis em um ambiente real. No caso de tiro, por exemplo, um investigador pode inserir dados sobre a trajetória e o percurso da bala e vê-la inserida na realidade virtual. Isso pode ajudar o investigador a visualizar a posição do atacante.

formação e teste de hipóteses: ambientes virtuais proporcionam uma maneira fácil para os investigadores criarem e testarem teorias. Os investigadores podem examinar as maneiras pelas quais um criminoso entrou ou saiu de uma sala ou o percurso de uma luta. Alguns programas de ambiente virtual têm software de animação adicional. Com a equipe certa no computador, os investigadores podem criar cenários inteiros de como o crime pode ter ocorrido. 

declarações de testemunha: ambientes virtuais proporcionam aos investigadores uma maneira rápida e fácil de verificar declarações de testemunhas, ou mesmo ajudar as testemunhas a se lembrarem de um crime. Um investigador pode verificar se a narrativa da testemunha é possível. Ele pode visualizar a cena do crime virtual a partir do ponto onde a testemunha afirma que estava para ver se os elementos, como a linha de visão, coincidem com a narrativa da testemunha. Em outra aplicação, um investigador pode permitir que a testemunha explore uma cena de crime virtual para ver se isso a ajuda a se lembrar de detalhes adicionais sobre o crime.

informações: ao trabalhar com uma equipe de investigadores, um ambiente virtual ajuda os membros da equipe a coordenar e explorar a cena do crime juntos. O investigador que controla o ponto de vista pode liderar uma análise em grupo da cena do crime, solicitando teorias e sugestões de sua equipe sem ter de sair do lugar e ir até a cena do crime real.


treinamento: cenários programados são excelentes ferramentas de treinamento. Os profissionais que estão sendo treinados podem examinar uma cena de crime virtual, formular teorias e coletar evidências. 


evidência no tribunal: os investigadores usam ambientes virtuais para levar o júri em um passeio virtual na cena do crime, ilustrando efetivamente sua percepção de como o acusado cometeu o crime. A ferramenta facilita o entendimento do júri sobre a relação entre o crime, as evidências encontradas na cena e a provável seqüência dos fatos. Alguns advogados e peritos em computador se preocupam com o fato de que um júri pode ser influenciado por ambientes virtuais deficientemente criados e que seja possível a acusação representar erroneamente a seqüência real dos eventos. 

À medida que as empresas desenvolverem aplicativos mais amigáveis ao usuário, provavelmente veremos a polícia usar a tecnologia VR mais freqüentemente. Muitas forças expressaram interesse em usar a tecnologia para explorar casos arquivados que possivelmente levariam o culpado à prisão décadas após o crime inicial. Muitas outras já estão usando a tecnologia para compartilhar resultados de investigação com funcionários de forças diferentes. 


fonte: http://eletronicos.hsw.uol.com.br/cena-virtual-crime3.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário