terça-feira, 20 de maio de 2014

PERÍCIAS DE GEOFÍSICA FORENSE E DE MEIO AMBIENTE


Dando continuidade à Série “Ciência Contra o Crime""

, vamos falar hoje sobre dois tipos de perícia: a Geofísica Forense e as Perícias de Meio Ambiente.

A Geofísica Forense é a ciência que avalia as propriedades físicas tanto em superfícies quanto abaixo do nível do solo, com a vantagem de preservar os possíveis vestígios no local do crime.
Os dados geofísicos processados podem indicar a ocorrência de vazamentos de produtos químicos ou radioativos, auxiliar na localização de rompimentos de tubulações enterradas e possibilitar a detecção de fraudes em obras. Podem ainda ser utilizados na busca de corpos e ossadas enterrados, objetos metálicos, sítios arqueológicos, entre outros.
A Polícia Federal possui alguns equipamentos geofísicos, tais como, sistemas de radares de solo (GPR - Ground Penetrating Radar), detectores de metais, detectores de radiação, entre outros.
Recentemente, o GPR foi empregado para avaliar possíveis fraudes na estrutura construtiva de pilares de pontes submersos, espessura de pavimentos em obras de aeroportos, reduzindo o tempo e o custo, aumentando a eficiência deste tipo de perícia.
Já os crimes contra a natureza são investigados principalmente por meio da Perícia de Crimes Ambientais e, para isso, a Polícia Federal apoia-se no trabalho de peritos criminais especializados na área ambiental, que devem possuir prática laboratorial e de campo, bem como conhecimento da composição e ecologia dos diversos ecossistemas brasileiros.
Tecnologias de última geração são aplicadas nas perícias de crimes ambientais, tanto nos laboratórios de vestígios ambientais, como em Sistemas de Informação Geográfica (SIG), que possibilitam, por exemplo, a identificação e mensuração de áreas desmatadas ou mineradas ilegalmente.
Os laudos da perícia criminal contribuem na elucidação dos crimes de desmatamento, danos à fauna, poluição, mineração ilegal, fraudes em licenciamento ambiental, comércio de fósseis e degradação de áreas ambientalmente protegidas.
Acompanhe diariamente a Série “Ciência Contra o Crime” e saiba mais sobre as perícias realizadas pela Polícia Federal.


fonte:
Departamento de Polícia Federal 

Nenhum comentário:

Postar um comentário