terça-feira, 6 de maio de 2014

COMO É O TRABALHO DO PERITO EM UMA CENA DE LOCAL DE CRIME? PERÍCIAS EM LOCAIS DE CRIME


Um dos tipos de perícia mais conhecidos pela população e essencial para a solução de crimes é o exame do local, a chamada ‘Perícia em Local de Crime’. Esse tipo de análise tem o objetivo de encontrar os vestígios que possam correlacionar os três elementos (suspeito, vítima e local) presentes em uma cena e transformá-los em provas.
Quando a ocorrência deixa vestígios, é indispensável o exame de corpo de delito, conforme previsto no Código de Processo Penal.
As perícias realizadas em locais de crime são tão variadas e complexas, que exigem do perito criminal federal a aplicação de conhecimentos de diversas áreas e de técnicas específicas de análise e interpretação de vestígios. Para auxiliar a capacidade de análise dos peritos, são utilizadas ferramentas como luzes forenses especiais, scanner 3D, câmeras fotográficas, GPS, coletores de vestígios biológicos (sangue, saliva, esperma, impressões digitais) e os marcadores numerados de vestígios.
Além disso, durante o transcorrer do exame, os requisitos podem mudar à medida que novos elementos são reconhecidos e o perito pode ter que se adaptar ao novo cenário para alcançar a verdade dos fatos.
A peça-chave para a formulação de um juízo a respeito do crime é a prova material. É com base na identificação, análise e interpretação técnico-científica de todo o conjunto de vestígios presentes no local de crime, que se constrói a prova material, base sólida para solução de um crime.


https://www.facebook.com/ccriminais

Nenhum comentário:

Postar um comentário