sexta-feira, 23 de maio de 2014

PERÍCIAS EM REGISTROS DE ÁUDIO E IMAGENS


Em um dos últimos posts da Série “Ciência Contra o Crime”, vamos mostrar como são realizadas as Perícias em Registros de Áudio e Imagens.
A popularização de câmeras digitais e gravadores de áudio, bem como de programas que permitem alterar a informação audiovisual, faz com que, cada vez mais, vestígios importantes relacionados a um crime sejam encontrados em registros audiovisuais.
Muitas provas de crimes são encontradas em registros de áudio ou imagens, obtidos por sistemas de vigilância com Circuito Fechado de Televisão e os produzidos por equipes de investigação.
A análise forense de imagens e a fonética forense tornam-se áreas de perícias importantes para o esclarecimento da verdade. Dentre os exames relacionados com vestígios audiovisuais, destacam-se: busca de vestígios de manipulação de imagem e de áudio; comparação de locutor para determinar a compatibilidade entre as falas da gravação e fala real do suspeito; reconhecimento facial, para comparar a imagem de uma pessoa com imagens de referência de um suspeito; verificação de fonte para determinar qual aparelho produziu o registro, e, por último, reprodução simulada assistida por computador, utilizada para construir cenários virtuais com técnicas de computação para testar hipóteses.
Acompanhe o fim da Série “Ciência Contra o Crime” amanhã, que acontecerá com a publicação de duas perícias.

fonte:Departamento de Polícia Federal 

Nenhum comentário:

Postar um comentário